Como parte da programação do XI Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI), que acontece até o dia 19 de setembro, duas audiências públicas de grande importância serão realizadas no Congresso Nacional. A iniciativa atende a uma solicitação da organização do evento em parceria com a assessoria parlamentar do Ministério dos Povos Indígenas, que busca ampliar o debate sobre temas cruciais para as comunidades indígenas no Brasil.
1) A primeira audiência, intitulada "Universidade Indígena", ocorrerá amanhã, 18 de setembro, no Senado Federal, das 9h às 10h. O foco será a criação e implementação de uma universidade voltada exclusivamente para os povos indígenas, levando em consideração suas particularidades culturais e educacionais. A sessão contará com a presença de lideranças indígenas, especialistas em educação e representantes do governo.
2) A segunda audiência, com o tema "20 anos demarcando o Ensino Superior: Ciência indígena na academia como ferramenta de luta e equidade", ocorrerá no mesmo dia, na Câmara dos Deputados, das 10h às 12h, no âmbito da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais. O debate abordará a importância da presença indígena no ensino superior ao longo das últimas duas décadas, enfatizando a ciência indígena como um instrumento de luta e promoção da equidade. O tema também é o eixo central do XI ENEI 2024.
Comments